Apesar do blog se tratar de astronomia, o leitor amigo não encontrará nessas poucas linhas dados técnicos, ou referências históricas sobre astronomia, meu relato aqui será sobre descobertas.
Desde que adquirimos consciência começamos a olhar para o céu;
De onde vem essas luzes?
Porque umas estrelas brilham mais e outras menos?
Até onde conseguirei chegar?
Através da ciência as primeiras perguntas são respondidas, o avanço da tecnologia promete nos levar cada vez mais longe, e a cada nova descoberta nossa imaginação alça novos voos. Mas o que há além de onde posso ver, o que nos aguarda quando formos capazes de compreender a dimensão do universo?
Inteligência é a capacidade de se adaptar as mudanças, disse Stephen Hawking. Mas a mudança deve começar de dentro, acreditar em certezas te deixará engessado, veja além! Nosso universo é maior do que nossa imaginação é capaz de compreender, e além da matéria visível, ainda existem planos e dimensões que apenas teorizamos. Precisamos deixar de usar a nós mesmos como padrão para compreender ou explicar o universo, e quando isso acontecer entraremos em uma era de ouro, uma nova realidade se abrirá aos nossos olhos e nosso conhecimento crescerá exponencialmente. Precisamos sair da caixa, pensar além!
Um dia postei uma filmagem da Lua, que consegui (por sorte) pegar a passagem do telescópio Hubble. Depois de uma breve pesquisa sobre sua trajetória e estudo da geografia lunar para alinhar sua rota, consegui confirmar que "poderia" ser ele. Mas alguns comentários me mostraram o quanto ainda estamos atrasados. Um disse que tinha certeza que era um pássaro, o que não duvidei (mas ter certeza?), outro colega postou a foto de um avião com um artefato na sua fuselagem, afirmando ser esse o telescópio Hubble... Enfim, de maneira geral torço por todos nós como espécie, individualmente procuro ir sempre além de todas certezas tão fielmente afirmadas por muitos estudiosos, que não vou chamar aqui de cientistas.
O cerne da questão, no meu humilde ponto de vista é que devemos receber toda informação e filtrar com base no que já foi descoberto, mas sem se fechar ao desconhecido, ao novo, pois só vamos evoluir como espécie se aceitarmos novos conhecimentos, e compartilhar de forma acessível cada novo aprender.
Até onde conseguirei chegar?
Até onde minha curiosidade me levar, e até onde eu não permitir que minhas crenças bloqueiem meu aceitar.
Espero ter contribuído
Muito grato
Marcio J. Melo
2 comentários
Adorei o texto, estamos tão acostumados com o que dizem que robotizados até nossos pensamentos.
Que nossa mente esteja aberta a novas descobertas.
Sou grata por este texto maravilhoso.
Parabéns. Amei o texto. Excelente !
Postar um comentário