Ondas gravitacionais vs Ondas de gravidade

Share:
Com termos parecidos e significados diferentes pretendo com este texto apresentar a diferença entre ondas gravitacionais e ondas de gravidade.

 As ondas gravitacionais previstas por Einstein a cerca de 100 anos atrás começaram a ser captadas pelo instrumento LIGO em 2015 e vieram a ser confirmadas em 2016, já temos duas detecções confirmadas, estas ondas são deformações no tecido do espaço-tempo causadas por eventos extremos como a colisão de objetos muito massivos no caso das detecções confirmadas, buracos negros. Quando estes objetos massivos colidem, eles formam um único objeto que somam a massa de ambos, porém, parte desta massa é convertida para ondas gravitacionais que obedecem a famosa equação E=mc^2, transformando parte da massa em energia. Na primeira detecção de ondas gravitacionais feitas pelo LIGO em Setembro de 2015 e confirmadas em Fevereiro de 2016 os buracos negros que se colidiram tinham 36 e 29 massas solares, o buraco negro resultante da fusão tem 62 massas solares, o que significa que 3 massas solares foram convertidas em energia de ondas gravitacionais.
As ondas gravitacionais transportam informações que não poderiam ser obtidas de outra forma, sendo uma chave para o entendimento da verdadeira natureza da gravidade.

Resultado de imagem para ondas gravitacionais


Já as ondas de gravidade se propagam na interface de dois fluidos, transportando energia potencial gravitacional. O caso mais comum que podemos citar seria as ondas de gravidade de superfície, que nada mais são que as ondas do mar que ocorrem na interface do ar e água. Outro exemplo que podemos citar que está sendo muito comentado é a recente descoberta de uma gigantesca onda de gravidade na atmosfera de Vênus com cerca de 10 mil km de extensão, esta onda de gravidade ocorre na interface entre atmosfera e superfície e neste caso é devido ao relevo do planeta, onde as altas montanhas conhecidas como Afrodite terra, que  se localizam na superfície logo abaixo da região atmosférica onde se localiza a onda de gravidade, estão possivelmente fazendo com que o ar quente suba para a atmosfera.  O fenômeno está sendo chamado de "sorriso de Vênus".






Obtenha mais informações sobre a detecção de ondas gravitacionais: http://www.inpe.br/noticias/arquivos/pdf/LIGO_-_ScienceSummary_Portuguese.pdf
http://spacetoday.com.br/a-deteccao-das-ondas-gravitacionais/
Obtenha mais informações sobre as ondas de gravidade:
https://www.youtube.com/watch?v=7ADWxxkXf24
http://hypescience.com/cientistas-descobrem-estranho-tipo-de-onda-de-gravidade/




Nenhum comentário